fbpx

Você já ouviu falar em Ambliopia?

Ambliopia

Se você nunca ouviu falar em ambliopia, certamente já deve ter ouvido a expressão “olho preguiçoso”, também utilizada para designar esse tipo de disfunção. A ambliopia indica a diminuição da acuidade visual, mesmo com as estruturas responsáveis pela visão preservadas. Nesse caso, o que ocorre é uma falha na transmissão entre os olhos e o cérebro, em razão de um desenvolvimento inadequado, quando não há o estímulo necessário para a formação de imagens nítidas.

Como se trata de um problema na maturação do sistema visual, em geral, a ambliopia deve ser diagnosticada ainda na infância. Nessa fase, o dano pode ser reversível. Por isso, a importância de sempre buscar atendimento oftalmológico, principalmente se a criança possui algum desalinhamento ocular ou se costuma semicerrar os olhos diante de objetos.

As principais causas da ambliopia são: estrabismo, refracional (ametropia ou ansiometropia) e privação.

• Ambliopia estrábica

Para evitar a visão dupla em olhos em desarmonia de eixos, o cérebro despreza a informação visual do olho desalinhado, levando à ambliopia. Nas crianças, a hipermetropia é uma das principais responsáveis pelo estrabismo. Em adultos, é raro e geralmente ela é adquirida.

• Ambliopia por ametropia

Ocorre quando há o impedimento da formação de uma imagem nítida, em decorrência de erros refracionais importantes em ambos os olhos e que não foram adequadamente corrigidos. Ocorre principalmente em casos de alto astigmatismo e hipermetropia.

• Ambliopia por ansiometropia

Acontece em decorrência da grande diferença de grau (de miopia, hipermetropia, astigmatismo) entre os olhos, levando a uma interação desregulada em que o cérebro suprime a imagem do olho com erro de refração.

• Ambliopia por privação

Ocasionada quando há uma barreira que impede a passagem da luz até à retina, impedindo a formação de uma imagem bem definida, desse modo, para não ter uma imagem parcial, o cérebro utiliza apenas a imagem gerada pelo olho não afetado. A pálpebra caída (ptose palpebral), a catarata congênita ou uma cicatriz da córnea podem causar este tipo de ambliopia.

Sintomas de ambliopia

Os sintomas podem envolver a dificuldade dos olhos em olharem na mesma direção, perda da visão em profundidade, necessidade de apertar os olhos ou inclinar a cabeça para enxergar. No entanto, na maioria das vezes, os sintomas podem ser de difícil percepção ao portador, principalmente se ele for criança, porque o olho não afetado costuma compensar a alteração na visão.

Como é feito o diagnóstico?

A ambliopia pode ser diagnosticada através de um exame completo dos olhos realizado pelo oftalmologista, através da análise da acuidade visual. Como se trata de um problema de desenvolvimento visual, quanto antes for diagnosticado, melhor o prognóstico de tratamento. Por isso, desde cedo, as crianças devem ser submetidas a consultas preventivas, sobretudo antes da idade escolar para que não haja prejuízos ao seu processo de aprendizagem.

Qual o tratamento para a ambliopia?

Quanto antes a ambliopia ou os fatores de risco forem detectados, mais eficaz será o tratamento e a correção. Pois, com o amadurecimento da visão, a ambliopia pode se tornar até mesmo irreversível. De maneira geral, o princípio básico do tratamento da ambliopia busca estimular o cérebro a utilizar as imagens formadas no olho afetado. E as formas de tratamento dependem do tipo e da gravidade do distúrbio, podem ser utilizados óculos de grau ou lentes de contato, tampão ou colírio, tratamento de estrabismo, remoção de catarata ou intervenção cirúrgica.

Procure sempre um oftalmologista!

O desenvolvimento da visão ocorre nos primeiros anos de vida, por isso o diagnóstico precoce de ambliopia faz muita diferença no êxito do tratamento. Portanto, vale destacar que crianças também precisam de consultas e exames oftalmológicos regulares! Cuidar da saúde dos olhos é cuidar da qualidade de vida, por isso, procure profissionais confiáveis. Aqui, na CLAO, você encontra profissionais capacitados com métodos e técnicas avançadas para atender o público infantil. Agende uma consulta!

 

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Agende uma consulta

Prezado(a) paciente, essa marcação se trata de um pré-agendamento, nossa equipe irá contatá-lo(a) para confirmação de horário.

Local: Centro Médico Alexander Fleming.

DOCTOLARIA

CLAO – Clínica Avançada de Oftalmologia

ONDE ESTAMOS

CLAO Oftalmologia. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por 2DT.