fbpx

Maio verde: mês de combate ao glaucoma

Maio verde é uma campanha de conscientização acerca da importância da prevenção e do combate ao glaucoma, uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, mais de 2 milhões de brasileiros, acima de 40 anos, são portadores dessa condição. Em geral, o glaucoma é causado pelo aumento da pressão intraocular, responsável por provocar lesões no nervo ótico, o que leva ao progressivo comprometimento da visão.

Os principais tipos de glaucoma são:

• Ângulo aberto é o tipo mais comum e acontece pela obstrução progressiva da drenagem do olho, aumentando a pressão intraocular e deformando o nervo ótico.
• Ângulo fechado tem pouca ocorrência, mas ocorre de forma abrupta e requer cuidados urgentes.
• Secundário decorre de fatores externos, como a reação ao uso de tipos específicos de medicamento.
• Congênito é um tipo raro, de nascença, e pode ser detectado no teste do olhinho.

Glaucoma: uma doença silenciosa

Na maioria dos casos, o glaucoma não apresenta sintomas significativos, o que torna difícil a percepção de que há algo de errado, sendo considerada uma doença silenciosa ou assintomática. Mas, conforme o desenvolvimento e nível de dano do nervo ótico, o indivíduo começa a enxergar com dificuldade, podendo apresentar redução da visão periférica, vista embaçada, dores oculares, vermelhidão local e até a perda total e definitiva da visão.

Por isso, a campanha do maio verde reforça a importância de estar sempre com os exames oftalmológicos atualizados, pois a detecção precoce faz toda a diferença no êxito do tratamento. Apesar de não haver cura, existem formas de controle que evitam o agravamento do quadro e a cegueira permanente.

Diversidade de exames para diagnóstico preciso

O glaucoma pode ser diagnosticado através de exames oftalmológicos detalhados, em que o médico oftalmologista faz a conferência da pressão intraocular, a análise de possível alteração no nervo ótico e o exame de campo visual. Atualmente, estão disponíveis diversos tipos de exames para avaliar os pontos citados, possibilitando informações importantes para chegar a um diagnóstico preciso.

A depender do tipo de exame, há a possibilidade de identificar a progressão do glaucoma para um acompanhamento mais certeiro. A Tomografia de Coerência Óptica (OCT), por exemplo, é um exame não invasivo que possibilita um estudo cuidadoso de todas as camadas óticas. Ela contribui no diagnóstico precoce e na avaliação da progressão do dano estrutural.

Tratamento com medicamento, laser ou cirúrgico

Embora não exista cura definitiva para o glaucoma, existem tratamentos que permitem o controle da doença, impedindo que o nervo ótico seja afetado. Contudo, as lesões já existentes no nervo são irreversíveis. O controle acontece por meio da diminuição da pressão intraocular ou do escoamento do líquido aquoso, através de medicamentos, laser ou cirurgia e com o acompanhamento constante do nível da pressão ocular e da anatomia do nervo ótico.

Diagnóstico precoce é a melhor prevenção

No caso do glaucoma, o diagnóstico precoce é a melhor prevenção. Nesse sentido, as ações realizadas no maio verde visam mobilizar os profissionais de saúde e a população em geral na sensibilização da necessidade de exames oftalmológicos regulares. Sobretudo para indivíduos que possuem alguns dos fatores de risco: acima de 40 anos; histórico de glaucoma familiar; alto grau de miopia ou diabetes.

Agende uma consulta!

Somente por meio de uma consulta com um profissional qualificado, o glaucoma ou demais problemas oculares podem ser corretamente detectados e tratados. E, há mais de 30 anos, a Clínica Clao conta com profissionais capacitados em diversas áreas e especialidades para cuidar da sua saúde ocular. Agende o seu atendimento para consultas ou exames oftalmológicos.

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Agende uma consulta

Prezado(a) paciente, essa marcação se trata de um pré-agendamento, nossa equipe irá contatá-lo(a) para confirmação de horário.

Local: Centro Médico Alexander Fleming.

TELEFONES

INSTAGRAM

DOCTOLARIA

CLAO – Clínica Avançada de Oftalmologia

ONDE ESTAMOS

CLAO Oftalmologia. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por 2DT.