fbpx

Lentes esclerais: melhoria na qualidade da visão

As lentes esclerais são lentes de contato rígidas que possuem um diâmetro maior do que as lentes tradicionais. Elas ficam apoiadas sobre a esclera, a parte branca e fibrosa do globo ocular, que é menos sensível do que a córnea – daí o nome “lentes esclerais”.

Conforme a sua estrutura, as lentes esclerais oferecem mais conforto e facilidade de adaptação para os pacientes que possuem algum tipo de irregularidade ou instabilidade na córnea. Em geral, essas lentes são indicadas para os portadores de ceratocone, síndrome do olho seco, altos graus de miopia, degeneração marginal pelúcida, ectasias corneanas, cirurgia refrativa e trauma perfurante.

Lentes personalizadas

A tecnologia empregada nas lentes esclerais já existia, no entanto, causava baixa oxigenação e tornava insuportável o seu uso prolongado. Atualmente, os materiais utilizados permitem a passagem do oxigênio sem a penetração de líquidos. Além de mais seguras e confortáveis, as lentes não saltam dos olhos e podem ser usadas na prática de diversos esportes, inclusive na água.

As lentes esclerais são fabricadas de acordo com a curvatura e topografia da córnea do paciente. Ou seja, elas são personalizadas para que o processo de adequação seja mais tranquilo, proporcionando melhoria da visão sem a sensação de incômodo na pálpebra.

Lentes esclerais para ceratocone

O ceratocone é uma doença ocular que provoca a degradação das fibras de colágeno existentes no tecido corneano, causando um afinamento para formato de cone, o que afeta a visão do paciente. Nesse caso, as lentes esclerais atuam para tornar regular a superfície da córnea, proporcionando uma visão mais nítida e sem desconforto. Dessa maneira, as lentes se apresentam como um dos principais tratamentos para evitar a necessidade o avanço da condição e a necessidade de um possível transplante.

Lentes esclerais para outras irregularidades da córnea

Além do ceratocone, as lentes de contato esclerais podem ser usadas para correção de córneas que passaram por transplante e para olhos severamente secos. Os avanços tecnológicos na fabricação de lentes permitem correções para diferentes problemas, até mesmo para a presbiopia, com a produção de lentes esclerais bifocais.

Procure um oftalmologista!

Vale ressaltar que o paciente com indicação para a utilização de lentes de contato, seja de qual tipo for, deve comparecer a consultas regulares com o oftalmologista para atualizar os exames e receber orientações sobre os cuidados de uso. Na Clínica Clao, você pode contar com médicos especialistas em diversas áreas. Agende uma consulta!

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Agende uma consulta

Prezado(a) paciente, essa marcação se trata de um pré-agendamento, nossa equipe irá contatá-lo(a) para confirmação de horário.

Local: Centro Médico Alexander Fleming.

TELEFONES

INSTAGRAM

DOCTOLARIA

CLAO – Clínica Avançada de Oftalmologia

ONDE ESTAMOS

CLAO Oftalmologia. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por 2DT.