fbpx

Saiba a importância do check-up oftalmológico

Saiba a importância do check-up oftalmológico

O seu check-up oftalmológico está atualizado? Em geral, as pessoas só buscam o oftalmologista quando surge algum problema ou incômodo específico. No entanto, vale destacar a importância dos cuidados preventivos com a visão. Através de consultas e exames periódicos, é possível identificar precocemente disfunções e doenças, aumentando as chances de êxito do tratamento.

Em todas as faixas etárias, o check-up é importante para manter a qualidade da visão. Os cuidados rotineiros devem iniciar no nascimento com o teste do olhinho e seguir ao longo de toda a vida. De acordo com a idade e histórico do paciente, os procedimentos podem variar, mas, comumente, os principais exames para análise são: acuidade visual, refração (avaliação de grau para correção da visão), tonometria (verificação da pressão intraocular) e exame de fundo de olho.

Listamos algumas razões para sempre estar com o seu check-up oftalmológico atualizado:

  • Diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento

Diversos problemas oculares podem comprometer progressivamente a visão. O glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI), por exemplo, são capazes de levar à cegueira quando não são diagnosticados precocemente. Dessa forma, o check-up oftalmológico é importante agente na identificação de distúrbios visuais, diminuindo a chance de agravamento do quadro e contribuindo para eficácia do tratamento.

  • Muitos problemas oculares são assintomáticos no início

Muitas doenças oculares se desenvolvem de forma silenciosa, o que acaba dificultando a identificação nos estágios iniciais. O glaucoma, por exemplo, inicialmente não apresenta sintomas significativos, então o paciente não tem a percepção do que está acontecendo com a sua visão.

  • A saúde dos olhos pode indicar outros problemas no organismo

Além das patologias oculares, o check-up oftalmológico também auxilia no diagnóstico de outras doenças. O exame de fundo de olho, por exemplo, avalia a parte interna do globo ocular e os vasos sanguíneos. E essa avaliação pode sugerir indicativo de diabetes, hipertensão ou tumores. Ou seja, a visita regular ao oftalmologista também contribui acerca do direcionamento para buscar outras especialidades médicas.

  • Conforto para enxergar

Muitas vezes, o paciente não tem a percepção de que o grau dos seus óculos/lentes está desatualizado. O teste de refração ocular possibilita um diagnóstico preciso para a correção necessária. Além de prevenir problemas e complicações oculares futuras, o check-up proporciona enxergar com muito mais conforto.

Faça o seu check-up oftalmológico na CLAO

Você já entendeu a importância do check-up oftalmológico para a prevenção da sua saúde ocular. No entanto, vale destacar que buscar atendimento qualificado também faz toda a diferença na sua rotina de cuidados com os olhos. Procure quem oferece um serviço de excelência e que preza pela qualidade e segurança: agende sua consulta na CLAO.

Compartilhar:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Agende uma consulta

Prezado(a) paciente, essa marcação se trata de um pré-agendamento, nossa equipe irá contatá-lo(a) para confirmação de horário.

Local: Centro Médico Alexander Fleming.

DOCTOLARIA

CLAO – Clínica Avançada de Oftalmologia

ONDE ESTAMOS

CLAO Oftalmologia. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por 2DT.